Heroes of the Storm: O que o torna tão diferente dos outros mobas?

O moba da Blizzard é mais completo do que parece, confira suas diferenças e porquê vale a pena experimentar

Vamos falar sério aqui, meus amigos. Moba é um dos gêneros mais importantes dos games atualmente. Isso é… se não for o mais importante no momento. Para quem não sabe, a sigla significa Multiplayer Online Battle Arena (arena de combate online para vários jogadores) e a listagem de jogos que representam o gênero tem crescido dia após dia.

Podemos citar vários mobas aqui, além de Heroes of the Storm e Paladins, e com certeza você já jogou ou pelo menos ouviu o nome: League of Legends, Dota 2, Smite, Strife, Paragon, Vainglory, Overwatch, Prime World e além. O gênero tem se tornado tão diverso e adaptável, que games como Clash Royale e PlayerUnknown’s Battlegrounds, se encaixam no rótulo e batem recordes absurdos. O primeiro, no mobile. O segundo, nos PCs e no Xbox.

Mas vamos pegar a essência do MOBA, consagrado pelo mapa criado pela comunidade em Warcraft III que deu origem ao famigerado Dota e popularizou o gênero. Aqui, temos quase uma formula: Uma arena de combate, dois times, riqueza de personagens (contando com classes e características únicas), objetivos de mapa e rotas para um objetivo final, somado esses ingredientes com o gênero Tower Defense. Em um resumo simples: duas equipes e dois núcleos, cada uma defenda o seu e destrua o outro, não importa como!

Defense of the Ancients popularizou o gênero MOBA como um mod para Warcraft III
O primeiro DotA popularizou o gênero moba e foi criado como um mod para Warcraft III e baseado em um mapa de Starcraft por um sócio da Blizzard

Heroes of the Storm, da Blizzard, tem todos esses elementos. Mas algumas particularidades que são sutis para os novatos, e gigantescas para os amantes e veteranos.

Heroes of the Storm em comparação com outros mobas

Falando em uma perspectiva generalizada, os mobas possuem poucas diferenças no que se diz a respeito de progressão de personagem. Você junta uma quantidade xis de gold e compra itens melhores, poções para recuperar vida e mana, ou adquire cartas com pontuações para melhorar seu personagem, níveis de progressos individuais, individualização de lanes, e, uma das coisas que mais me incomodam (mas respeito), a repetição.

A estratégia se altera muito mais pelo personagem que você (e sua equipe escolhe) do que pela variedade de mapas e objetivos que o game oferece. Cada jogo busca conquistar seu público como lhe convém, e se há um numero suficiente de pessoas jogando, não há nada de errado nisso.

Partindo desses pontos, HotS mostra diferenças significantes. Um sistema de progressão de personagens (ou níveis) dividido pela equipe – uma responsabilidade de todos, somado à uma limitação de progressão pessoal (ausência de itens ou cartas modificadoras, mas a presença de combinações de builds extremamente características e individuais dos personagens) e um foco grande na estratégia de pensamento em equipe: você nunca poderá carregar seu time nas costas se não há conexão com seus parceiros.

O PVP, o PVE, a conquista de lanes, a busca por acampamentos, por boss, pelos objetivos e pela experiência varia de acordo com cada jogo, independente do mapa jogado. Uma herança do starcraft 2 – pai, mãe e protetor de nosso querido Heroes of the Storm. E eu nem citei aqui a variedade de mapas e modos de jogo que o game apresenta.

Heróis de Diablo, WarCraft, Starcraft e Overwatch se encontram para a batalha
Heroes of the Storm coloca os principais universos criados pela Blizzard em um só jogo

A Blizzard parece que tem um lema para seus jogos: fácil de aprender, difícil de masterizar. Isso é ótimo para abraçar jogadores desacostumados com o gênero, mas…

Os elementos que transformam HotS em um excelente moba

Todos os elementos supracitados fazem jogadores experientes em moba acharem HotS um game superficial à primeira vista. Gosto de comparar HotS ao CS:GO. Uma partida em que não há comunicação direta entre a equipe pode estar fadada ao sucesso ou ao fracasso, em qualquer maneira.

Ouso dizer que existe um fator sorte aí: ou sua equipe trabalha melhor, ou a outra se sobressai. Vai além do trabalho individual (tanto que é comum um membro da equipe perdedora ser o MVP da partida). Entretanto, se você tem uma call ligada com sua equipe, pensamento estratégico e boa gestão (um líder capaz de analisar o decorrer da partida e uma equipe que toma decisões rápidas) faz com que o seu sucesso seja mais palpável. O fator “sorte” acaba, a preocupação não é mais com a batalha, é com uma guerra inteira, e as partidas se tornam muito mais intensas e interessantes.

É fácil observar isso em Heroes of the Storm, basta comparar partidas amadoras com partidas de grandes campeonatos transmitidos pela Blizz. Parecem jogos diferentes. E se você tem hábito de jogar em equipe e se preocupa com o trabalho coletivo, você sabe: todas as partidas são únicas, independente do mapa, build ou char escolhido.

HotS é um jogo fácil de ser amado ou odiado. Extremamente complexo em sua infinidade de possibilidades (e necessidades) em uma partida e igualmente simples em sua essência e proposta. É um game calculista, que, certamente, herdou o melhor dos seus antecessores criados pela Blizzard e com uma curva de aprendizado acessível e honesta com jogadores novatos e experientes.

Justamente por isso, merece respeito, e muito.

Experimente Heroes of the Storm de graça! Basta acessar a Battle.net e baixar!

E você? O que acha de HotS em relação aos outros mobas? Deixa aí nos comentários e não deixe de acessar nosso site e curtir nossa página no facebook!

Um comentário sobre “Heroes of the Storm: O que o torna tão diferente dos outros mobas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s