A atualização OB64 vai matar o Paladins?

Essa postagem se trata de um artigo de opinião e como toda opinião pode ser influenciada ou modificada ao longo do tempo dados os acontecimentos futuros.

Vamos lá pessoal, nós da Party.GG já postamos falando o que é o OB64 e como isso pode alterar a dinâmica do jogo, para conferir a postagem, clique aqui. O burburinho que surgiu é o fato (ou suposição) de que a OB64 transformaria o jogo em um pay-to-win.

O rage é algo comum, e o que vemos pelos vídeos da galera do PTR foram partidas que mais parecia um caos total. Não é mera coincidência a comparação com o modo chaos de Overwatch. Mas, por mais que as pessoas e a mídia ainda comparem os dois jogos, Paladins e Overwatch são distintos até demais. São apenas dois jogos de um mesmo gênero. Mas jogos em nossa geração são serviços, e não há serviço gratuito. Não vou ficar aqui falando de modelo de negócios, já falei no outro post.

O problema é interpretar o Level de jogador com a capacidade de adquirir cartas de nível alto sem pagar. Eu poderia falar que eu largaria o jogo se houvesse um desbalanceamento grande. Mas não existe jogo sem um balanceamento mínimo, vou voltar as questões mercadológicas e vou dizer pra vocês as razões:

1º Paladins é um jogo Gratuito. Para se manter, utiliza-se de microtransações. Mas não é a maioria que paga. Vamos para o segundo.

2º Jogadores pagantes são minoria, eles precisam de mais jogadores não-pagantes para se converterem em jogadores pagantes.

3º Sem jogadores não-pagantes o game acaba (uma vez que as influências P2W não chegam ao competitivo)

4º Para manter esse ciclo, a Hi-Rez precisará se preocupar com os jogadores não-pagantes, e assim equilibrar o matchmaking e oferecer benefícios para que a queda de jogadores não seja muito brusca.

Jogo = Serviço

Existe não só um modelo de negócios por trás, mas existe também Marketing, e eles sabem o rage que a OB64 está causando, não apenas no Brasil, mas a comunidade internacional está achando ruim. O marketing vê isso e trabalha em cima disso, seja para nos agraciar, seja para nos acalmar, seja para nos conquistar ou seja para nos enganar. Não vou esconder de vocês.

Eu sou contra a OB64, assim como a maioria de vocês, mas o jogo não morrerá por isso se a estratégia da Hi-Rez der certo. Qual é a estratégia? Lê o post que o link ta la em cima. O jogo se adaptará aos jogadores sob medida, e nós, jogadores, nos adaptaremos ao jogo igualmente.

Acho super válido mostrar pra Hi-Rez que somos contra a OB64, se jogadores não-pagantes o suficiente “largar” o game por alguns dias, a Hi-Rez sentirá o peso disso. Lembra que eu disse que sem jogadores não-pagantes eles não tem quem converter para pagar? Pois é, se pararmos de jogar por alguns dias, doerá no bolso deles. Mas podem voltar a jogar depois, meus amigos, que se realmente doer no bolso, eles farão uma providência.

Mas se não doer, pode saber que eles estão forte o suficiente para seguir em frente.

MAS JA DOEU.

Uma atualização que a Hi-Rez liberou hoje, dia 13 de dezembro, foi um adiamento da OB64 e mudanças nela para equilibrar as coisa. A novidade principal é uma fila separada para as cartas de nível 4 e nerfs em algumas condições bizarras. Confira a atualização completa aqui na Toca do Pip.

Não deixe de comentar e seguir nossa página no facebook!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s