Gaming Houses: Conheça os dois lados da moeda

Muito falamos aqui no nosso blog sobre times de eSports, jogadores profissionais e até mesmo como dar os primeiros passos para formar uma equipe e competir nos jogos eletrônicos como um profissional. Talvez um conceito que nem todos conhecem seja o de Gaming Houses, este que é o passo mais largo (e arriscado) que um aspirante a cyberatleta pode tomar em sua vida.  Aqui você saberá os pontos positivos e negativos das Gaming Houses e como elas funcionam!

Entendendo o que é uma Gaming House

As Gaming Houses se assemelham com agencias de modelos

Para entendermos uma Gaming House, é interessante olharmos para como funciona uma agência de modelos comum: uma garota (ou garoto) sai de casa, se muda para uma agência, e essa agência se torna sua casa, assim como de outras garotas e garotos que desejam se tornar modelos. Elas passarão por processos de avaliação, treinamento e serão agenciadas por um empresário, que geralmente é o dono da casa, e vivenciam diariamente competições internas, inclusive com suas colegas de quarto e se submetem aos padrões de beleza que o mercado exige.

Para falar das Gaming Houses, basta eu alterar algumas palavras. Garotos e garotas saem de casa ainda muito cedo em busca do sonho de se tornarem cyberatletas, se mudam para uma agência, essa agência se torna sua casa, assim como de outros garotos e garotas que compartilham os mesmos sonhos. Eles passarão por processos de avaliação, treinamento e serão agenciados por um empresário, que geralmente é o dono da casa, e vivenciam diariamente competições internas, inclusive com seus colegas de quarto e se submetem às habilidades que o mercado exige.

Como funcionam as Gaming Houses no Brasil?

As Gaming Houses, em geral, são tanto o espaço de treinamento quanto acomodações dos jogadores de eSports. São extremamente populares na Coreia do Sul, em que os eSports dominam o mercado, mas já começaram a se estabelecer no Brasil desde 2013 com a abertura da Pain Gaming House.

a Pain Gaming House foi a primeira casa de treinamento profissional do Brasil
Pain Gaming já destacou seu nome como Campeões Mundiais de League of Legends

Os centros de treinamento que as Gaming Houses oferecem são altamente equipados com computadores topos de linha, internet de alta velocidade e toda infraestrutura para gravações e streaming de partidas. Afinal, são ótimas fontes de renda e divulgação para as equipes. Mas as Gaming Houses também são fundamentais para o bom convívio em equipe, uma vez que a equipe divide o teto, cada um tem obrigações dentro e fora do jogo para o bom entrosamento.

Além de centros de treinamento e acomodações, as Gaming Houses ainda oferece para sua equipe apoio médico e psicológico. Geralmente a equipe profissional é composta por cinco jogadores titulares, dois reservas, um técnico, analistas de dados e até mesmo nutricionistas e psicólogos.

As Gaming Houses são empresas do eSport

Tornar-se um profissional significa cumprir horas de trabalho, se dedicar, cumprir metas e mostrar resultados. Não é porque estamos falando de jogar um game e competir por ele que não estamos falando de trabalho. Os membros de uma Gaming House passam por uma jornada de trabalho de 8 horas diárias, que envolvem o treinamento individuais e por equipe do jogo, estudos de estratégias e jogadas amistosas.

A VIVO oferece Gaming Houses
Espaço de treinamento da Vivo Gaming House

Como se tratam de um espaço de trabalho além de moradia, as Gaming Houses possuem regras rígidas, que envolvem a proibição de consumo de drogas e alcool e até mesmo a proibição da entrada de pessoas não relacionadas à empresa dentro do ambiente.

Tal como a profissão de modelo, a profissão de Cyberatleta tende a durar um curto período, devido à pressão e as cobranças exigidas do profissional. Como a maioria dos cyberatletas são jovens, é comum o abuso de drogas, conflitos com a equipe e até mesmo o abandono da profissão. Entretanto, muitos Cyberatletas alcançam o sucesso e são extremamente felizes em sua carreira. Antes de se dedicar a uma Gaming House com um sonho de se tornar um profissional, é interessante saber se o seu perfil realmente se encaixa com as necessidades.

E aí, você já pensou em se mudar para uma Gaming House? Comenta aí pra gente. Ou se você quiser se tornar um profissional sem sair de casa, ta demorando por que pra registrar em nosso site?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s